CD MUNDO BRASILEIRO
ÁLBUM MUNDO BRASILEIR0
Mundo Brasileiro é o primeiro álbum do musico instrumentista brasileiro Lael Medina.
Gravado e mixado no estúdio do pianista Bruno Cardozo entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010. 90% do álbum foi gravado ao vivo, com apenas alguns overdubs de sopros e baixo.
O disco conta com nove músicas compostas por Nenê, Leo Mitrulis, Dino Barioni, Marcelo Castilha, Beto Bertrami e ainda com uma idéia do próprio Lael de chegar no estúdio e tocar de forma improvisada (música "Quase de Prima" ). As formações variam em suas composições (trio, quarteto e quinteto) e os ritmos são embasados na cultura brasileira (Samba, Bossa-Nova, Baião e Maracatu) e também no Jazz e música cubana."
MUSICOS
Beto Bertrami - Bocato - Bruno Cardozo
Débora de Aquino - Dino Barioni - Josué dos Santos - Leo Mitrulis - Luis Passos - Nilton Leonarde - Robertinho Carvalho - Walter Pinheiro.
Disponível em
GROOVES DE BATERIA
1 - O Mito (pro Lael), parte A - Baião
2 - Setembro, parte A - Mambo ("Latin Feel")
3 - Setembro, parte B - Samba
4 - Passarinho Persistente, "bridges" e final - Maracatú de Baque Virado
SAMBA DO POPÓ
Fotos de Marilia Lia
PUBLICAÇÕES
REVISTA MODERN DRUMMER BRASIL
Entrevista cedida em junho/2010
MD: Conte sobre o Lançamento de seu 1º. CD solo "Mundo Brasileiro".
Lael Medina: É engraçado pois já há alguns anos as pessoas vinham me perguntando se eu não tinha ou não iria fazer um disco solo...e durante um bom tempo isso realmente não passou pela minha mente, até mesmo pela grande quantidade de trabalhos que fiz como "sideman" e também como freelancer. Mas em 2008 gravei um projeto instrumental chamado Pianistas Paulistas( 4 trios diferentes, mas sempre comigo na bateria e Airton Fernandes no baixo acústico, além dos pianistas Beto Bertrami,Giba Estebez,Leo Mitrulis e Márcio Roldan) e gostei muito do resultado. A partir daí surgiu realmente a vontade de gravar algo meu e que registrasse o som e os estilos que mais me identifico e que representasse de fato a minha forma de tocar. Passaram-se então 2 anos desde a idéia inicial até o disco pronto que sai agora em junho, de forma independente.Foi a primeira vez também que "encarei" e participei de todos os processos que envolvem a criação de um trabalho, desde a parte musical(ensaios, arranjos, gravação, mixagem e masterização) até a parte organizacional e burocrática( parte gráfica, arte de capa, ISRC, etc ).É sem dúvida um grande aprendizado e uma grande satisfação ver tudo isso realizado no disco.
MD: Qual foi o conceito para elaborá-lo?
Lael Medina: Sou essencialmente um músico baterista e não componho. Portanto, queria concentrar o trabalho na performance,incluindo também compassos em 3,5 e 7 que gosto muito de tocar. Mas,obviamente, com a intenção de que tudo soasse natural e sem preterir a qualidade das composições.Assim, tentei agrupar estes quesitos da melhor forma que pude e acho que consegui.E pra isso contei com a amizade e talento de grandes músicos que estão no disco e/ou cederam suas músicas: Bocato, Leo Mitrulis, Dino Barioni, Beto Bertrami, Nilton Leonarde, Robertinho Carvalho, Josué dos Santos,etc. 12 músicos ao todo participaram das gravações, além do grande mestre Nenê e Marcelo Castilha que cederam suas composições. É meu 1º. disco solo mas ao mesmo tempo considero ser também um processo de comunhão musical com todos que nele deixaram sua música e identidade.
Gravamos e mixamos no estúdio do pianista Bruno Cardozo entre novembro de 2009 e fevereiro deste ano. 90% do som foi gravado ao vivo, com apenas alguns overdubs de sopros e baixo.O disco conta com nove músicas compostas por Nenê, Leo Mitrulis, Dino Barioni, Beto Bertrami, Marcelo Castilha e ainda uma cuja idéia foi minha: simplesmente não combinar nada, chegar e tocar...foi gravada em trio bateria/piano/baixo acústico.Quanto aos ritmos, gravei aqueles que geralmente fazem parte de meu cotidiano musical instrumental como Samba, Bossa-Nova, Baião, Maracatu, Frevo, Jazz e Latin-Jazz.